sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Artigo sobre portfólio

Portfólio como ferramenta pedagógica


Resumo


Este trabalho é resultado de uma pesquisa a respeito do tema portfólio e sua importância para o ensino de geografia. Uma vez que este foi utilizado pela disciplina de Ensino de Geografia e Estágio de Vivência Docente, ofertada ao 3º ano do curso de Geografia da Universidade Estadual de Londrina como instrumento de avaliação para esta disciplina.Não apenas como meio de avaliar os discentes, o portfólio também serve como um novo recurso didático para a prática de ensino, onde os alunos podem expor as atividades que desenvolvem ao longo do curso e até mesmo trocar informações com outras pessoas através da internet, pois ele é realizado através de um bloggler, que nada mais é do que um serviço que oferece ferramentas para os indivíduos publicarem textos na internet.Palavras – chave: Portfólio, ferramenta, aprendizagem, ensino.Introdução
O termo portfólio é de origem anglo-saxônica que designa o conjunto de títulos e ações de um investidor, individual ou institucional. Ou: Documento formal que apresenta as experiências de aprendizagem fora da escola, sendo utilizado para solicitArte, fotografia e publicidade.O Portfólio pode também ser considerado um material acumulado pelo desenvolvimento de um conjunto de ações de sucesso voltado ao melhor resultado de uma pesquisa ou de um trabalho. São situações interpessoais, que individualmente agregam valores ao processo através de experiência desenvolvida dentro de um determinado período de tempo, por uma análise contínua durante a evolução de um projeto, identificando possíveis potenciais problemas que possam ocorrer no decorrer do processo.Um artista, arquiteto, publicitário, designer ou modelo de moda pode apresentar um porta-fólio de seu trabalho realizado até aquele momento, visando conquistar novos trabalhos. Neste caso, consiste de um conjunto de fotografias, recortes de jornais e revistas, peças produzidas ou outros registros de sua trajetória.O portfólio também vem sendo usado na educação, tanto por alunos como por professores, com o objetivo de fazer uma reflexão crítica sobre o seu processo académico, visando a melhoria de competências, atitudes ou conhecimentos.O Portfólio como instrumento para a educaçãoO portfólio enquanto instrumento pedagógico é utilizado pelos alunos como uma forma de expor as atividades desenvolvidas com as disciplinas, para isso se faz necessário que haja uma coletânia de textos ou atividades que foram desenvolvidas em um período de tempo, de forma a poder proporcionar uma visão alargada e detalhada da aprendizagem. Ele reflete também a identidade de cada aluno em cada contexto, enquanto construtores do seu desenvolvimento ao longo da vida. Permite uma verdadeira avaliação contínua.O portfólio pode ser utilizado para uma futura avaliação do professor, distinta dos testes utilizados atualmente que analisa a aprendizagem em um único documento.Tradicionalmente ligado ao mundo das artes visuais e da moda, o conceito de Portfolio quebrou fronteiras e adquiriu uma reconfiguração específica no campo educativo. O Portfolio de Aprendizagem é uma ferramenta pedagógica que permite a utilização de uma metodologia diferenciada e diversificada de monitorização e avaliação do processo de ensino e aprendizagem, não descurando a atenção à carga de afectos inerente à situação de aprendizagem.O uso de portfolios de aprendizagem dá relevância e visibilidade ao processo formativo de aquisição, treino e desenvolvimento de competências. O seu carácter compreensivo, de registo longitudinal, permite detectar dificuldades e agir em tempo útil, ajudando o aluno a melhorar.Possibilita a compreensão tanto da complexidade, como das dinâmicas de flutuação do crescimento do saber pessoal. Valoriza e fomenta a reflexão sobre aprendizagem, o que conduz ao desenvolvimento da meta-cognição e ao aprofundamento do auto-conhecimento.Com o avanço tecnológico chegando às escolas, o portfólio tornou-se em sua versão eletrônica o webfólio, transpondo suas publicações de documentos para web.A coletânea de trabalhos, provas, exercícios, contidos na pasta individual, permitem construir, entre outras coisas, o perfil acadêmico do aluno, refletindo o ritmo e a direção de seu crescimento. Esta ferramenta pode ser comparada como uma espécie de “diário do aluno” e apresenta grande importância para todas as matérias, inclusive a geografia, pois neste material são expostos os trabalhos do aluno, que são as produções acadêmicas mais atuais, sendo assim, pode ser acessado qualquer tipo de estudo relacionado a qualquer tipo de aprendizagem de maneira dinâmica e eficiente. São os avanços tecnológicos auxiliando cada vez mais na produção do conhecimento.O portifólio deve ser trabalhado corretamente, deve haver um padrão para que todos possam usufruir das pesquisas e trocar informações que é o principal objetivo do portifólio. Trocar informações entre os pesquisadores e a todos que queiram ter acesso àquele conteúdo.Para utilizar o portifólio como instrumento de avaliação nas escolas, é preciso primeiramente que se estabeleça algumas regras e padrões para que todos os blogs fiquem parecidos quanto a sua estrutura, o que facilita o acesso ao conteúdo.Apesar das dificuldades encontradas por alguns alunos de organizar e estruturar o portfólio, posteriormente reconhecem-no como importante instrumento reflexivo, não só para o professor avaliar o aluno, mas, principalmente, para a formação individual.Para a Geografia o portfólio pode ser um grande aliado não só como ferramenta pedagógica, mas também a seus objetos de estudos tais como a paisagem, onde o aluno poderá ter acesso mais facilmente ao encontro de lugares e paisagens sem necessariamente sair a campo.Considerações FinaisO Portfólio é uma nova ferramenta pedagógica para a educação. Entretanto sabemos de todas as dificuldades e debilidades do ensino no Brasil, onde ainda uma maioria não tem acesso a todos os meios de informação, tais como a internet.Para o aluno ele pode ser utilizado como um meio de organizar os seus trabalhos e até mesmo de rever os conteúdos que foram estudados, ao longo do período/ano.Já para os professores pode ser utilizado como um meio de avaliar o desempenho de seus alunos, conhecendo-os individualmente, pois no portfólio está contido, além da aprendizagem a personalidade de cada um.Por fim pode ser um grande auxílio no ensino de Geografia, uma vez que a disciplina é dotada de aulas práticas que promovem um maior desenvolvimento intelectual de seus alunos, e este poderá ser utilizado como um novo recurso didático.


Conclusão


Fizemos aqui um breve relato com relação ao nosso primeiro contato com a sala de aula, por meio do estágio de vivência,falamos a cerca das condições físicas da escola, a relações professor-aluno e aluno-aluno, além da forma de abordagens de conteúdos geográficos.O estágio foi de foi muito importante, porém 10 horas é muito pouco pra a busca da compreensão de ser professor.Com está experiência procuramos fazer uma discussão em sala de aula juntamente com o professor para que possamos melhorar cada vez através das experiências trazidas pelos nossos companheiros.


Referências BibliográficasWikipédia. Disponível em . Acesso em 08 de junho de 2008.Portfólio uma ferramenta pedagógica. Disponível em .Acesso em 08 de junho de 2008.

Nenhum comentário: