sexta-feira, 28 de novembro de 2008

A importancia do desenho no ensino-aprendizado do aluno.

O presente artigo nasceu como proposta da disciplina “Estágio e Vivência Docente” ministrada para os alunos do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Campinas. Ficou sob nossa responsabilidade desenvolver alguma atividade pedagógica que pudesse ser aplicada a alunos de ensino fundamental de 5ª a 8ª série, e que fosse capaz de buscar na prática do desenho uma possibilidade de auxiliar as crianças a assimilarem os conceitos da disciplina de Geografia.
O trabalho foi realizado com base nos resultados da pesquisa realizada pelo Departamento de Geociências Aplicadas ao ensino, do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas. A pesquisa, publicada por Clézio Santos, privilegia o desenho do aluno enquanto representação do conjunto de seus pensamentos, de seu conhecimento sobre o mundo e de sua visão da paisagem.Desde os primórdios da Geografia, quando os estudiosos não dispunham de instrumental-técnico variado para realizarem seus trabalhos de campo, o desenho já era utilizado, através dos crokies para registro da paisagem. Quando uma criança desenha uma determinada paisagem, ela registra em seu desenho gráfico não apenas os objetos captados por suas retinas, mas a forma como vêem esse objetos é fruto de seu arsenal cultural e de seus conhecimentos prévios.
"Trabalhar com os desenhos é trabalhar com novas formas de ver, compreender as “coisas” e verificar-comprovar as próprias idéias. O indivíduo, quando desenha, expressa uma visão e um raciocínio". (SANTOS, p. 195)As pesquisas de Vygostsky vão se aprofundar no estudo do desenvolvimento do conhecimento. O autor procurou entender ocorre o processo de formação de conceitos na mente da criança. Contudo, após formar o conceito, por mais abstrato que este seja, os conceitos sempre são relacionados a alguma imagem, e quando criamos um conceito criamos também uma imagem dele, ou seja, relacionamos os conceitos à objetos existentes no espaço.
Dentro desta perspectiva o desenho se torna fundamental para conhecer a criança e ter acesso a todo o seu arcabouço de conhecimentos. É de extrema importância para o professor conhecer os seus alunos para então escolher a melhor forma de trabalhar com o grupo, afinal os alunos enquanto seres humanos são também seres sociais, e quando chegam à escola já carregam um conjunto de conhecimentos e percepções da realidade que o circunda.
"[...]qualquer situação de aprendizado com a qual a criança se defronta na escola tem que sempre uma história prévia. Por exemplo, as crianças começaram a estudar aritméticana escola, mas muito antes elas tiveram alguma experiência com quantidade. "(VYGOSTSKY apud SANTOS, p. 205)
Entendendo a representação gráfica como instrumento para entender o universo da criança, procuramos inserir esta prática na aula de Geografia, para que o professor antes de ministrar seu conteúdo já programado analise as deficiências e as realidades em que vivem seus alunos.
"O desenho, como idéia, estimula vários fenômenos psicológicos importantes, que caracterizam o desenvolvimento mental e gráfico dos alunos. Estes representam suas opiniões sobre o mundo e, nem sempre, apenas suas imagens retinianas." (SANTOS, p. 206)
Como exemplo, vamos utilizar uma aula sobre as relação sociais dentro da cidade e a organização urbana. Antes de iniciar o conteúdo o professor poderá pedir a seus alunos que desenhem o trajeto de casa até a escola. O objetivo da atividade é conhecer as origens do aluno; saber de qual bairro ele vem; se ele tem contato direto com os problemas infra-estruturais da cidade; se ele precisa se utilizar de coletivos para chegar até a escola.
Ao analisar o desenho podemos tentar verificar se este aluno enxerga os problemas urbanos como desigualdade social e problemas de moradia. A questão ambiental também pode ser analisada através do desenho, em que perspectiva o aluno entendo os recursos naturais urbanos?
Em relação às questões agrárias o desenho pode ser muito importante, pois muitas vezes os estudantes das áreas urbanas não têm noção alguma de como se configura o campo e as pequenas propriedade, o desenho pode evidenciar esta carência, que irá requerer do professor um esforço em construir na mente do aluno a paisagem rural.
A nossa proposta pedagógica não se limita ao desenho, propomos também ao professor que marque em um mapa da cidade os lugares onde moram cada um dos alunos, afim de se fazer uma reflexão sobre as dimensões do espaço: quem mora mais longe? Quem mora perto de um rio? E a partir dessa delimitação trabalhar os problemas urbanos e ambientais, a partir da experiência dos alunos e das paisagens que estes já conhecem.
Quando o aluno desenha ele pensa na realidade já observada e reflete sobre a mesma:
"O desenho é a representação de uma imagem, ou de várias imagens, criando um pensamento complexo. A gênese dos conceitos, sejam eles cotidianos ou científicos, permeia o ato de pensar" (SANTOS, p. 206)
Além da linguagem o desenho também pode ser utilizado como instrumento para dar “ouvir” o aluno, pois o desenvolvimento do conhecimento escolar não é formado em mentes vazias, mas sobre pré-experiências de vida, que determinam a forma de entender a paisagem, o lugar e os territórios.

2 comentários:

Unknown disse...

Me ajudou muito esse texto .. obrigada.

Anônimo disse...

Me ajudou muito esse texto .