sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Oficina de materiais didáticos-pedagógicos.

Com o objetivo de fazer os alunos refletirem nas diferentes paisagens que existem dentro de uma cidade, bem como sua diferenças estruturais e sociais, aplicamos a seguinte atividade:
-Mapa de Londrina.
-demarcação dos locais onde cada aluno mora.
-Cada aluno desenha o seu bairro.
-Em grupo, os bairros são apresentados aos colegas e os desenhos explicados.

Para a construção do Recurso didático, que no caso é o Mapa da cidade, utilizamos os seguintes materiais:

-Mapa: O Rio da Minha Rua.
-Cola;
-Cartolina;
-persevejos;
-pequenos papéis recortados em tamanho pequeno;

O Mapa, retirado do jornal O Rio da Minha Rua e colado sobre a cartolina. Um por vez, os alunos vão dizer ao professor em que bairro moram. Escrevem seus nomes nos papéis, e eles mesmos tentam localizar sua casa no mapa da cidade. O papel é fixado com os persevejos.
A atividade é ideal para escolas da região central que em sua maioria agregam alunos dos mais variados bairros.




Parametros Curriculares Nacionais(PCN's)

Tópicos da Introdução

Os PCN’s tem a finalidade de nortear o ensino visando a construção de uma educação voltada para a cidadania.

-Inclusão social de alunos portadores de necessidades especiais
-Procura definir o papel da escola na sociedade e suas formas de atuação, criando um currículo mais voltado para os temas: ética, meio ambiente, orientação sexual, Pluralidade Cultural, Saúde, Trabalho e consumo.
-O PCN é dividido em ciclos correspondentes a dois anos de escolaridade no ensino fundamental.
-O PCN vai enfatizar a importância do uso das novas tecnologias de comunicação como instrumentos de ensino em sala de aula.
-O PCN aponta a necessidade de apoio à escola por parte das diversas instâncias administrativas do governo.
-O conhecimento adquirido na escola deve servir para a inserção do aluno no mundo, tornando-os cidadãos.
-Buscar desenvolver as múltiplas inteligências do aluno.
-Ir além das técnicas tradicionais de ensino.
-evidenciar a necessidade de abordar os temas transversais.Questões acerca dos temas transversais.
-De acordo com os PCN’s o conceito de transversalidade não se reduz à interdisciplinaridade.

Os temas transversais não são apenas temas interdisciplinares, eles são temas referentes a vida social do aluno e ao contexto no qual o mesmo esta inserido.
Esses temas, são chamados interdisciplinares por serem abordados por várias disciplinas, mas vão além dos bancos escolares na medida em que dizem respeito ao tocante na vida social do aluno, buscando prepara-lo para uma atuação social mais plena.
-Quais são os temas transversais?
Ética, Meio Ambiente, Saúde, Orientação Sexual, Trabalho e Consumo, Pluralidade Social.
-Qual a fundamentação teórico-metodológica para a área de Geografia do PCN?
A fundamentação teórico-metodológica é bastante eclética, contudo tem uma tendência fortemente voltada para as chamadas: “Geografias Pós-Modernas.”

Nenhum comentário: