sexta-feira, 28 de novembro de 2008

RELATÓRIO DE ESTÁGIO 2° SEMESTRE

Resumo


Atendendo as exigências da disciplina Ensino de Geografia e Estágio de Vivência 6EST01 do curso de Geografia matutino da Universidade Estadual de Londrina do qual é ministrada pela Profª. Drª. Rosely Sampaio Archela, estarão sendo feitas algumas reflexões acerca do estágio de observação de aulas de geografia no ensino fundamental.
Este trabalho foi realizado no Colégio Estadual Professor José Aloísio Aragão no município de Londrina. Tivemos a feliz oportunidade de observar as aulas do professor responsável pela disciplina Anderson Alex Mazieri.

Palavras – chave: Ensino de Geografia, Observação de Aulas, Escola Pública, Professor.

Introdução

O presente relatório tem por objetivo apresentar os resultados e apontamentos referentes ao Estágio de Vivência desenvolvido nos dias 24 á 28 de novembro de 2008, realizado no Colégio Estadual Professor José Aloísio Aragão, localizado na Rua Piauí n°720, centro, no município de Londrina, com a autorização do Prof° Anderson Alex Mazieri. O estágio acompanhado a alunos de 2° C e do 3° A, 3°B. 3°C, e 3°D do ensino médio, no período da manhã. Este estágio faz parte das exigências da disciplina 6EST01 Ensino de Geografia Estágio e Vivência Docente , ministrada pela professora Rosely Archela. Não queremos com este relatório avaliar professores e alunos em relação aos aspectos qualitativos dirigidos a ambos e sim direcionar sobre os seguintes aspectos: as condições da estrutura física do colégio, a relação professor-aluno, os conteúdos geográficos abordados em sala entre outros apontamentos que serão discutidos ao longo do relatório.

1-Descrição das atividades observadas

No primeiro dia, 24/11, foi observada a turma do 2° C, cujo tema da aula foi “Políticas Raciais no Brasil”o professor utilizou um texto intitulado “A Formação da Sociedade Brasileira”, mas fala apenas da questão indígena, pois a aula demorou a começar devido a correção da tarefa, que a meu ver poderia ter sido mais rápida. Durante a correção da tarefa teve muita indisciplina da sala, mas logo o professor conseguiu o controle.No segundo dia, 25/11, observamos as turmas do 3°C, 3°A e 3°D, com tema “América do Norte”, o professor falou sobre o último trabalho a ser feito sobre os blocos econômicos: Nafta, Mercosul e Alça, que poderia ser feito individual, em dupla ou em trio, o que facilitou bastante a vida escolar dos alunos pois eles ainda teriam outras provas e outras disciplinas. Foi também marcada a ultima prova de Geografia e a data da recuperação. Houve um pouco de indisciplina durante as aulas, mas nada que o professor não pudesse controlar.No terceiro dia, 26/11, observamos a turma do 3° B, com o tema “América do Norte” foi uma aula bem tranaquila.No quarto dia 27/11, observamos a turma do 3° A e do 3°B, com o tema “América do Sul”, na turma do 3° Atinha muita conversa, que fez com que o professor ameaçasse um grupo de alunos de colocar para fora, pois tinha muitos alunos interessados na aula e eles estavam atrapalhando.No quinto dia 28/11, observamos a turma do 2°C, 3° C e do 3° D,na turma do 2° C o tema foi”Cultura Afro-brasileira”, onde os alunos se mostraram bastante interessados pelo tema e na turma do 3°C e do 3° D foi da a aula com a temática” América Central” e tirada algumas dúvidas para a prova.

2-Descrição das instalações da escola

Para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem requer condições físicas necessárias para o desenvolvimento da prática educacional, notamos que em relação a esse quesito o colégio satisfaz essa necessidade para realização efetiva dessa prática como, salas de aulas equipadas com carteiras e cadeiras conservadas, lousa, ventiladores, ou seja, recursos básicos para propiciar condições necessárias tanto para os alunos e os professores. O Colégio possui em cada sala de aula vídeo, televisores, pra que ocorra uma maior dinamização entre aluno e professor com relação a matéria apresentada. A biblioteca é bem equipada com bons livros, mapas e ao lado tem uma sala de informática, não há retro-projetores ou data shows, não estamos com isso querendo idealizar uma escola perfeita, a nosso ver, as condições são boas em relação às outras escolas públicas que se tem conhecimento no país, que são basicamente sucateamento e baixa qualidade do ensino público e gratuito.

3- Relação aluno-professor

A relação professor-aluno se apresentou de forma geral adequada um relacionamento descontraído e amigável, havendo respeito mutuo nos momentos de descontração e explicação dos conteúdos pelo professor, no qual sua interação com os alunos se processou.ConclusãoFizemos aqui um breve relato com relação ao nosso nosso primeiro contato com a sala de aula, por meio do estágio de vivência,falamos a cerca das condições físicas da escola, a relações professor-aluno e aluno-aluno, além da forma de abordagens de conteúdos geográficos.O estágio foi de foi muito importante, porém 10 horas é muito pouco pra a busca da compreensão de ser professor.Com está experiência procuramos fazer uma discussão em sala de aula juntamente com o professora pra que possamos melhorar cada vez através das experiências trazidas pelos nossos companheiros.

Nenhum comentário: